Para onde você quer ir, Alice ?

Um dos princípios essenciais que ajudam milhares de pessoas atingirem mais resultados em suas vidas é definir com clareza seus objetivos, contudo isso não é o que normalmente acontece.

Para mostrar o que geralmente acontece vou citar o famoso diálogo entre Alice e o Gato Cheshire que é uma metáfora para todas as decisões importantes que tomamos na vida.

“– Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?
– Isso depende muito de para onde quer ir – respondeu o Gato.
– Para mim, acho que tanto faz… – disse a menina.
– Nesse caso, qualquer caminho serve – afirmou o Gato.”

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Parece simples, mas você sabia que 90% das pessoas, no geral, FRACASSA nos seus objetivos definidos principalmente no início do ano. Apesar das causas dessa imensa taxa de fracasso na realização de metas pessoais ser pouco estudada, na minha avaliação técnica, uma das grandes causas é a falta de clareza na definição de suas metas e objetivos. Ou seja, no geral, as pessoas não sabem exatamente o que querem, assim, como a Alice de o País das Maravilhas e dessa forma, não sabem comunicar para sua mente e cérebro as estratégias mentais que fazem transformar emoção em comportamento (ação).  
Compare a mente humana, o que inclui o nosso cérebro e corpo, a uma máquina. Ou seja, você é essa máquina que tem o poder de realizar todos seus objetivos propostos. Contudo, para realizar tudo que almeja, precisa saber como fazer essa máquina funcionar, toda a engenharia mínima que envolve essa maquinaria. E é exatamente aqui, que começa o desafio. Nós não fomos treinados e educados para saber como essa maquinaria funciona. Até mesmo a ciência moderna, com toda tecnologia moderna de neurociência, ainda tem um longo caminho pela frente para desvendar muito desse potencial humano.

Quando olhamos grandes gênios da Humanidade, como por exemplo, Nelson Mandela, Eistein, Madre Teresa ou Ayrton Senna podemos ter certeza do potencial da nossa mente. Sobre esse maquinário, o que podemos dizer , é que temos muitas ferramentas a disposição que poderiam duplicar, triplicar ou multiplicar por 50 vezes o seu potencial. Mas para isso, você precisar querer desenvolver esse potencial.

Assim como a Alice, se para você TANTO FAZ, se tem outras prioridades, se prefere a ZONA DE CONFORTO, você vai continuar pegando qualquer caminho. O caminho da procrastinação, das séries dos canais de assinatura, das redes sociais em excesso, da comida pouco saudável e da falta de exercício. Mas se você vem se despertando para o chamado do autoconhecimento, a PNL, a Neurociência, a Hipnose e o Mindfulness são ferramentas essenciais para você definir metas e objetivos com clareza e aumentar seu potencial a partir de AGORA.

Marlos Ramos

Professor e Treinador de Mentes